sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CIÚME, EXCESSO DE CUIDADO OU PECADO?



O ciúme ao contrário do que muitos acreditam, não é um sinônimo de amor, ninguém é ciumento por amar demais.  O ciúme tem destruído casamentos e asfixiado a cada dia o amor. O ciúme não é excesso de amor e tampouco zelo pelo cônjuge, o ciúme é a falta de confiança na pessoa amada. Uma pessoa ciumenta enxerga o que não existe, procura o que não quer achar e quer saber aquilo que ela não gostaria de ficar sabendo. É impossível conciliar felicidade conjugal com ciúme.
O ciúme é um sentimento de posse, uma pessoa ciumenta se sente dona da outra, acredita que pode ter controle de todos seus passos e procura manipular a conduta a fim de evitar traições que só existem em suas mentes.  O ciúme não pode ser visto como um sentimento normal e tampouco inofensivo, o ciúme mata e gera morte, o ciúme é destruidor e maligno, o ciúme é o primo da inveja e irmão do abismo. 
O ciúme é pecado. A Bíblia nos apresenta o ciúme como obra da carne (Gl 5:20), se é obra da carne, não é fruto do Espírito, e se é oposto ao Espírito é impossível que seja um sentimento bom e normal.
Salomão diz que o ciúme é cruel como o inferno. (Ct 8:6).  O ciúme enfurece (Pv 6:34), ninguém consegue conviver muito tempo com uma pessoa ciumenta.  Tiago diz que ninguém pode se vangloriar em sentir ciúme (Tg 3:14), e ainda adverte que o ciúme é uma obra má (Tg 3:16).
Muitos ciumentos confundem ciúme com cuidado, mas esquecem de que, cuidado não é investigação, pressão, desconfiança, desequilíbrio e tampouco sentimento de possessão.
       Ciúme é um mal que deve ser cortado pela raiz, a felicidade da sua vida conjugal está na confiança inabalável. Deposite amor e confiança em seu relacionamento, seja fiel e não dê motivos para o ciúme, evite gerar ciúmes em seu cônjuge através de suas atitudes.  Procure através do diálogo, esclarecer todos os contratempos que surgirem em sua vida conjugal. O amor não oprime, o amor é lindo, o amor produz confiança, Deus criou o amor, mas não o ciúme.
 

 Israel Lima Junior.

Um comentário:

  1. É o Leandro falando: Ficou bom demais Bispo, bem prático e direto. Realmente o ciúme é o sentimento que precede o comportamento destrutivo. É a característica de alguém que não decidiu amar, mas que acha que o amor é um sentimento oscilatório que é motivado ou alimentado por atitudes que ele/ela julguem apropriadas. Quando todos entenderem que amor é decisão, coisas como o ciúme não mais existirão.
    PARABÉNS BIIIIISSSSSSSSSSPPPPOOOOOO!

    ResponderExcluir