segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

7 Passos Básicos para Jejuar e Orar com Sucesso


jejum_oracaoComo começar seu jejum
Como iniciar e conduzir o seu jejum determinará em grande parte o seu sucesso. Seguindo estes passos básicos para o jejum, você fará de seu tempo com o Senhor mais significativo e espiritualmente recompensador.

1- Defina o seu objetivo

Por que você está jejuando? E por renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil? Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a Sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração. Isto o capacitará a orar mais específica e estrategicamente.
Através do jejum e da oração, nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Espírito Santo moverá as nossas almas, despertará nossas igrejas e sarará a nossa terra de acordo com 2 Crônicas 7.14. Faça disso uma prioridade em seu jejum.

2- Faça o seu compromisso
Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar (Mateus 6.1 6-1 8; 9.14,15). Para Ele era uma questão de quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tópicos a seguir:
    • Qual será a duração do seu jejum - uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias (os iniciantes devem começar lentamente, até alcançar jejuns mais prolongados).
    • Que tipo de jejum Deus quer que você adote (de água apenas ou de água e sucos; que tipos de sucos você tomará e com que frequência).
    • A que atividades físicas ou sociais você irá se restringir.
    • Quanto tempo por dia você dedicará a oração e a Palavra de Deus. Fazer esses compromissos com antecedência o ajudará a sustentar seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazer você abandoná-lo.

3- Prepare-se Espiritualmente
O fundamento básico do jejum e da oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear suas orações. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preparar o seu coração:
    • Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados.
    • Confesse cada pecado que o Espírito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus (1 João 1.9).
    • Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Marcos 11.25; Lucas 11.4;1 7.3,4).
    • Faça restituições à medida que o Espírito Santo lhe mostrar.
    • Peça a Deus para enchê-lo do Seu Espírito Santo de acordo com a sua ordem em Efésios 5.18 e Sua promessa em 1 João 5.14,15.
    • Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre; recuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Romanos 12.1,2).
    • Medite sobre os atributos de Deus, Seu amor, soberania, poder, sabedoria, fidelidade, graça, compaixão, e outros (Salmo 48.9,10;103.1-8,11-13).
    • Comece o seu tempo de jejum e oração com um coração cheio de expectativas (Hebreus 1 1.6).
    • Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gálatas 5.16,17).

4- Prepare-se Fisicamente
Jejuar requer certas precauções razoáveis. Consulte seu médico em primeiro lugar, particularmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a supervisão de um profissional.
A preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja um pouco mais fácil, de tal modo que você possa concentrar toda a sua atenção no Senhor em oração.
    • Não comece o seu jejum abruptamente.• Prepare o seu corpo. Faça pequenas refeições antes de começar um jejum. Evite alimentos com alto teor de gordura e açúcar.
    • Coma frutas e verduras cruas por dois dias antes de começar o jejum.

Enquanto você jejuar

Seu tempo de jejum e oração chegou. Você está se abstendo de todas as comidas sólidas e começou a buscar o Senhor. Eis algumas sugestões úteis a considerar:
    • Evite medicações, mesmo que sejam a base de ervas naturais e homeopáticas. As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão de seu médico.
    • Limite suas atividades.
    • Exercite-se moderadamente. Ande de 1 a 4 Kms por dia, se for conveniente e cômodo.
    • Descanse o máximo que o seu programa permitir.
    • Prepare-se para um período de desconforto mental temporário tais como: impaciência, irritação e ansiedade.
    • Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. Você poderá ter dores passageiras, causadas pela fome, tonturas ou algo "esquisito". A retirada de café e açúcar pode causar dor de cabeça. O mau estar físico pode causar fraqueza, cansaço ou sonolência. Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. Mas, à medida que continuar a jejuar, você experimentará uma sensação de bem-estar, tanto física quanto espiritual. Quando sentir a "dor-de-fome", aumente a ingestão de líquidos.

5- Mantenha-se no Programa
Para aproveitar espiritualmente ao máximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a Sua direção. Quanto mais tempo você passar com Ele, mais significativo será o seu jejum.

Manhã

    • Comece o seu dia com louvor e adoração.
    • Leia e medite na Palavra de Deus, de preferência de joelhos.
    • Convide o Espírito Santo para trabalhar em você, fazendo prevalecer e realizando a Sua boa vontade de acordo com Filipenses 2.13.
    • Peça a Deus que o use. Peça a Ele que mostre a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu país e assim por diante.
    • Ore pela visão dEle em sua vida e por poder para fazer a Sua vontade.

Tarde
    • Volte à oração e à Palavra de Deus.
    • Faça uma breve caminhada de oração.
    • Passe um tempo intercedendo pelo líderes de sua comunidade e nação,pelas milhões de pessoas não   alcançadas, por sua família e por suas necessidades especiais.

Noite
    • Fique um tempo sozinho, sem pressa, para "buscar a Sua face".
    • Se outras pessoas estiverem jejuando com você, encontrem-se para orar.
    • Evite assistir televisão e outras coisas que possam desviar o seu foco espiritual.
Quando possível, comece e termine cada dia de joelhos com o seu cônjuge para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. Períodos maiores com o nosso Senhor em oração e estudo da Sua Palavra são sempre melhores quando estamos sozinhos.
Uma rotina diária é vital também. Dr. Julio C. Ruibal (nutricionista, pastor e especialista em jejum e oração) sugere um programa diário e uma lista de sucos que podem ser úteis e satisfatórios para você. Modifique este programa e os líquidos que irá ingerir de acordo com suas circunstâncias e gosto.
5:00-8:00h - Sucos de frutas, preferencialmente naturais ou se a fruta for ácida, misturados e diluídos em 50% de água destilada. Maçã, pera, laranja, mamão, melancia ou outros sucos de frutas são geralmente melhores. Se não puder preparar o próprio suco, compre-os sem açúcar ou conservantes.
10:30-12:00h - Suco de vegetais frescos, à base de alface, salsão e cenoura em três partes iguais.
14:30- 16:00h - Chá de ervas com uma gota de mel. Evite chá preto ou qualquer chá com cafeína.
18:00-20:30h - Caldo feito à base de batata, salsão e cenoura sem sal. Depois de cozinhá-los por meia hora, separe o caldo e beba.

Dicas sobre o Jejum de Líquidos

    • Consumir suco de frutas irá diminuirá sua "dor-de-fome" e fornecerá alguma energia natural do açúcar. O sabor e o estímulo irá motivá-lo e fortalecê-lo a continuar o jejum.
    • Os melhores sucos são feitos a partir de melancias, limões, uvas, maçãs, repolhos, beterrabas, cenouras, salsões ou folhas de legumes verdes frescos. Em tempos de frio você poderá desfrutar de um caldo de vegetais quente.
    • Misture os sucos ácidos (laranja, tomate) com água para não comprometer seu estômago.
    • Evite bebidas com cafeína. Evite também os chicletes ou mentolados, mesmo que o seu hálito esteja ruim. Eles estimulam a ação digestiva do seu estômago.

Terminando o jejum


Quando o tempo estabelecido do jejum terminar, você poderá começar a comer novamente. Mas, saber como terminar o seu jejum é extremamente importante para o seu bem-estar físico e espiritual.

6- Termine o Jejum Gradualmente
Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. Reintroduzir subitamente alimentos sólidos em seu estômago e aparelho digestivo provavelmente trará consequências negativas, até perigosas. Tente fazer várias refeições pequenas ou lanches a cada dia. Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos, físicos e espirituais, resultarão em uma boa saúde constante.
Eis algumas sugestões para ajudá-lo a terminar seu jejum apropriadamente:
    • Termine um jejum prolongado de líquidos com frutas como a melancia.
    • Enquanto continuar a beber sucos de frutas ou verduras, adicione o seguinte:
Primeiro dia: Acrescente uma salada crua.
Segundo dia: Acrescente batata assada ou cozida, sem manteiga e sem temperos.
Terceiro dia: Acrescente uma verdura cozida no vapor.
Nos dias seguintes: Retorne a sua dieta normal.
    • Volte, gradualmente, fazendo vários lanches pequenos durante os primeiros dias. Comece com um pouco de sopa e frutas frescas tais como a melancia ou melão. Prossiga com algumas colheres de comida sólida como fruta e verdura fresca ou uma salada crua e batata assada.

Uma palavra final

7- Espere os Resultados

Se você se submeter sinceramente ao Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente em Sua Palavra, você experimentará um aumento na percepção de Sua presença (João 14.21). O Senhor lhe dará um novo e fresco discernimento espiritual. Sua confiança e fé em Deus irá se fortalecer. Você se sentirá mental, espiritual e fisicamente renovado. Você verá respostas às suas orações.
Um simples jejum, entretanto, não é um remédio "cura-tudo" espiritual. Assim como precisamos diariamente ser cheios do Santo Espírito, nós também precisamos de novos períodos de jejum diante de Deus. Um jejum de 24 horas a cada semana é muito recompensador para muitos cristãos.
Leva tempo para fortalecer seu músculo do jejum espiritual. Se você falhar em fazê-lo no primeiro jejum, não desanime. Você pode ter tentado jejuar muito tempo da primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação. Assim que possível, submeta-se a um outro jejum até que seja bem sucedido. Deus haverá de honrá-lo por sua fidelidade.
Eu o encorajo a jejuar e orar, repetidamente, até que experimentemos verdadeiramente um reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa nação amada e em todo o mundo.

Fonte: Igreja Plena da Graça.
http://www.igrejaplenadagraca.com/index.php?option=com_content&view=article&id=74:7-passos-basicos-para-jejuar-e-orar-com-sucesso-&catid=38:palavras&Itemid=90








Nenhum comentário:

Postar um comentário